Entenda o que é Marketing Digital

O Marketing Digital é um método de marketing que utiliza exclusivamente o meio digital para a veiculação das suas ações e estratégias. Enquanto o marketing offline se apropria da televisão e das mídias impressas (jornais, revistas, panfletos, etc.) em geral, o foco do marketing digital está na internet, ou seja, no online, por meio celulares, computadores, tablets e afins.

No meio digital existem algumas estratégias ou formatos de marketing utilizados, são eles: Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, Mídias Sociais, SEM “Search Engine Machine”, SEO “Search Engine Optimization”  e o CRO “Conversion Rate Optimization”. Cada uma dessas estratégias possuí o seu objetivo e formato dentro do meio digital e todas elas fazem parte do Marketing Digital como um todo, vamos apresentar um pouco mais sobre cada uma delas para você.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo tem o objetivo de atrair os possíveis consumidores ou clientes por meio da produção de conteúdo que sejam relevantes para eles. Esses conteúdos, são aqueles artigos ou postagens que não necessariamente estão te mostrando uma promoção ou vendendo um produto, mas estão te passando alguma informação que seja do seu interesse e que tenha relação com a marca ou empresa. Por exemplo, uma empresa de maquiagem pode publicar dicas de como usar seus produtos, ensinar a usar pincéis, técnicas de automaquiagem, entre outras opções.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing geralmente tem o objetivo de manter o contato com o cliente. Vamos supor que você fez uma compra em um site da internet e para finalizar a sua compra você precisava fazer o seu cadastro com seu e-mail e uma senha. Ao fazer esse cadastro você começa a receber e-mails sobre promoções, informações sobre a empresa ou quando você finaliza uma compra, uma pesquisa de satisfação, e-mails em datas comemorativas e etc. Esses e-mails são uma estratégia de marketing da empresa para que você não se esqueça dela e possa futuramente fazer novas compras.

Mídias Sociais

As mídias sociais são as famosas “redes sociais” Facebook, Instagram, Linkedin, etc. O Marketing Digital por meio dessas redes tem caráter colaborativo, ou seja, é possível que todas as pessoas criem e compartilhem conteúdos entre si. É diferente, por exemplo, de um blog em que o público o acessa para ver o conteúdo que foi produzido e não tem a possibilidade de compartilhar algo por ali já que é um caminho unidirecional.

SEO & SEM - Marketing de Busca

O SEM e o SEO são relacionados pois ambos se tratam Marketing para Mecanismos de Busca, ou seja, é uma forma de divulgar um site ou uma página em sites de busca como o Google. Sabe quando você faz uma pesquisa de algum termo no Google e no primeiro item de busca e nas laterais da página ficam aparecendo anúncios relacionados ao termo que você procurou? Esses anúncios são trabalho do SEM.

Já o SEO é a Otimização dos Mecanismos de Busca, e o que ele faz é colocar a página em destaque, ou seja, para aparecer primeiro, quando o seu nome ou termos relacionados a ela são procurados no buscador. A diferença entre o SEM e o SEO é que o SEM coloca as páginas em destaques como anúncio (inclusive vem escrito quando é anúncio em letras menores ao lado do título) e o SEO coloca a página ou site na primeira página e entre os primeiros itens, mas como resultado da busca orgânica que você fez.

Otimize suas Campanhas

O CRO significa Otimização da Taxa de Conversão e nada mais é do que uma estratégia utilizada para melhorar o tráfego, conversões e desempenho de um site. Por meio do CRO o profissional de marketing consegue coletar e analisar dados como: número de acessos, principais dispositivos,  quais páginas têm sido mais acessadas e, dessa forma, avaliar pontos que precisam mudar ou que podem ser melhorados para aumentar o número de conversões e também quais as melhores estratégias de investimento para fazer valer mais o seu dinheiro.

A principal diferença entre o Marketing Digital para o Marketing offline é que o primeiro permite que sejam feitos investimentos direcionados para atingir especificamente o público alvo, bem como, coletar e analisar resultados com precisão e dessa forma, modificar sempre que necessário as estratégias utilizadas e assim sempre melhorar os investimentos. Além disso, o Marketing Digital tem um valor muito mais acessível do que o offline e por essa razão e também pelo fato de que os acessos à internet estão se tornando cada vez mais comuns, que esse modelo de marketing tem se tornado cada vez mais popular.

 

E pra você o que falta para começar a investir em Marketing Digital?

Comentários