Comunicação Institucional - Construindo e transmitindo uma imagem consistente de uma empresa para o seu público.

O que é Comunicação Institucional?

A Comunicação Institucional é constituída pelas relações entre a empresa ou instituição e os seus públicos, interno e externo. O seu objetivo é o de construir e transmitir uma imagem coerente e de confiança, com base na missão, na visão e nos valores da empresa.

Como funciona a Comunicação Institucional?

A Comunicação Institucional não busca vender um produto, mas informar ao público o conceito, a filosofia da empresa e os seus diferenciais, no intuito de que a sua imagem seja consistente e também de que, tanto clientes como funcionários, colaboradores, parceiros e a sociedade, de modo geral, tenham a mesma percepção sobre a instituição.

Por ter um caráter tão abrangente, a Comunicação Institucional, precisa ser planejada e elaborada com boas estratégias, tanto para não transmitir uma imagem equivocada ou até mesmo pejorativa sobre a instituição, como também para que as próprias mensagens a serem transmitidas, estejam alinhadas com os objetivos da empresa, afinal, apesar de o intuito ser construir a mesma imagem para todos os públicos, a relação que a instituição vai estabelecer com cada um deles é diferente.

Por essa razão, é de extrema importância que além de ter clareza sobre o seu conceito, a sua filosofia, as suas características e sobre a sua própria personalidade, que a instituição também conheça muito bem os seus públicos, pois, além das mensagens, também é necessário planejar os seus formatos e por quais canais elas serão veiculadas, para que, dessa forma, a compreensão pelos públicos e o seu alcance, atinjam os objetivos traçados por meio da Comunicação Institucional.

Como a empresa se comunica com seus públicos?

Para você entender melhor como funciona a Comunicação Institucional, nós vamos te dar um exemplo. Vamos supor que você possui uma empresa que venda brinquedos para crianças. Pensando nisso, no planejamento da Comunicação Institucional da sua empresa será necessário desenvolver estratégias de comunicação que estabeleçam relações com as crianças que seriam os consumidores dos produtos, com os pais, com seus fornecedores, funcionários e assim por diante. Pois, a linguagem a ser utilizada para se comunicar com cada um desses públicos não será a mesma, já que, caso seja, provavelmente a mensagem transmitida não surtirá o mesmo efeito e a sua compreensão não será a mesma para todos.

Por fim, é válido ressaltar que a Comunicação Institucional pretende não só estabelecer relações com os públicos da empresa, mas relações duradouras e, principalmente, de qualidade, já que, no fim das contas, a Comunicação Institucional estará diretamente relacionada não só com a imagem, mas também com a reputação da empresa no mercado.

Comentários